Ajuda no valor de 1 milhão de francos suíços (932 mil euros) pretende minimizar efeitos da pandemia

A Federação Internacional de Esgrima (FIE) anunciou no passado dia 10 de julho um plano de apoio de combate à covid-19 no valor de 1 milhão de francos suíços (cerca de 932 mil euros). O objectivo é providenciar apoios directos às federações, confederações, organizadores de competições, atletas e árbitros, no seguimento do cancelamento das actividades previstas no calendário competitivo.

Segundo o plano de apoio citado pelo portal da Eurosport, todas as federações e confederações associadas à FIE irão receber um financiamento excepcional no valor de 4 mil francos suíços (cerca de 3.729 euros), bem como irão beneficiar da isenção de pagamento de todas as taxas associativas e organizativas respeitantes ao ano de 2020. 

Além disso, o apoio destinado a garantir a participação de um atleta por federação, nos Campeonatos do Mundo de Juniores e Cadetes previstos para abril em Salt Lake City (EUA) foi realocado para 2021, sendo que será agora suportada a participação de um atleta por federação nos próximos campeonatos de zona do escalão de Juniores. Sem detalhar em que moldes, o plano prevê ainda um “apoio excepcional” destinado aos árbitros nomeados para a época 2019/2020.

Na nota divulgada na página da FIE, o presidente do organismo, Alisher Usmanov afirmou que as medidas foram tomadas de acordo com o “espírito de solidariedade e união” e para o bem-estar da “família esgrimística a nível mundial”.

“O mundo está a ser desafiado através das avassaladoras consequências económicas, físicas, psicológicas e ao nível da saúde, provocadas pela pandemia de covid-19 (…) forçando esgrimistas e federações a cancelar abruptamente todas as actividades. Através da sua longa e gloriosa história como modalidade Olímpica original, a esgrima amadureceu e ultrapassou sempre os seus obstáculos. Asseguro que a FIE está a trabalhar incansavelmente para proteger os nossos atletas e toda a estrutura, para que no futuro as competições possam ter lugar, com todas as condições de segurança”, referiu Alisher Usmanov.

10450135_685051108209403_6335665461366039813_n