Segura, divertida, adequada para todos e simultaneamente desafiante a nível físico e mental. A esgrima tem vindo a assumir-se como modalidade de eleição para os mais novos e não só 

Fonte: Academy of Fencing Masters

Quando é chegado o momento de escolher uma modalidade para os mais novos, a esgrima pode ser uma opção a ter em conta por múltiplas razões. Segura, completa a nível mental e físico, divertida e apropriada para qualquer idade e condição física, a esgrima pode mesmo ser um “parceiro” precioso ao longo da vida escolar, académica e profissional para os seus e suas praticantes. Vejamos em detalhe algumas das razões que fazem da esgrima uma opção tão interessante para as crianças.

1. Segurança

Ao contrário do que se possa pensar quando associada a um desporto de combate que tem como base a utilização de “armas brancas”, a esgrima é uma modalidade extremamente segura onde o contacto físico é reduzido. De acordo com um estudo realizado em 2012 pela Universidade de Oslo, a esgrima tem uma taxa de ocorrência de lesões consideravelmente baixa, quando comparada com outras modalidades. Além disso, a sua prática exige, não só o cumprimento de procedimentos de segurança rigorosos e transmitidos desde o primeiro dia de prática, mas também a utilização de equipamento de protecção sofisticado e largamente testado, que oferece todas as garantias necessárias. Todos os praticantes são obrigados a usar uma máscara para protecção dos olhos e do rosto e vestuário dedicado, como calças, casaco (gilet), luva e protecção interior rígida. Qualquer uma das lâminas das três armas da esgrima não é cortante, nem possui uma ponta afiada. No seu lugar, as pontas das espadas, floretes e sabres são rombas. Além disso, a maioria das salas de armas disponibiliza equipamento desenhado exclusivamente para crianças, que inclui armas e máscaras de plástico ou de tamanho reduzido. 

2.  Modalidade completa

Um assalto de esgrima pode ser decidido em frações de segundo. A esgrima tem o condão de desafiar o praticante a desenvolver a sua capacidade física e técnica, ao mesmo tempo que estimula a capacidade de raciocínio e agilidade mental pela constante busca de “ler” as intenções do adversário através da interpretação dos seus movimentos. Tudo isto se passa a uma velocidade elevada, promovendo a capacidade de foco e reação, centradas na resolução de problemas, o que pode contribuir para ajudar as crianças a decidir prontamente. Aliado a este facto está o desenvolvimento do pensamento estratégico. Através da “leitura” das pistas dadas pelo o adversário e dos sinais que são transmitidos ao outro lado, inicia-se uma conversação onde tem vantagem quem melhor conseguir antecipar o movimento seguinte, rumo a um objectivo final.    

3. Para todos

Independentemente da experiência desportiva de cada um, a esgrima é uma modalidade que pode ser praticada por todos e a partir de qualquer idade. Para além de ter um rol de movimentos muito específicos que tem de ser aprendido pela primeira vez (como por exemplo, a posição de guarda), esta é uma modalidade que encoraja cada um, a tirar partido da sua personalidade, mas também das suas características naturais, como a altura, morfologia, destreza…etc. Na esgrima é normal assistir-se a assaltos, onde crianças mais altas jogam, de igual para igual, com outras consideravelmente mais baixas, sendo fácil perceber porque é que a esgrima é uma modalidade tão atrativa para os mais novos. Durante um assalto, as crianças vão naturalmente aprendendo, associado à aplicação de técnicas específicas, que existem sempre vantagens que podem ser aproveitadas, bem como supostos obstáculos que podem ser usados em benefício próprio. Ou seja, voltando ao mesmo exemplo, apesar de, à partida, um jogador mais alto ter aparentemente vantagem pela distância a que consegue tocar no adversário sem correr riscos, o mais baixo, ao invés, poderá conseguir ser mais rápido e tirar partido disso, fazendo uso da técnica adequada. 

4. Aumenta a resistência e a força muscular

A esgrima é uma modalidade que encoraja o praticante a estar em constante movimento pela necessidade permanente de procurar a distância e a oportunidade ideal para tocar no adversário. Além da resistência cardiovascular que resulta da movimentação em pista, a esgrima promove também o desenvolvimento da força muscular, tanto porque o jogador tem de segurar a arma ao longo de todo o assalto, como pelo simples facto de ter de estar pronto a reagir, mantendo uma postura correcta. O desafio de, simultaneamente, segurar na arma, mantendo a postura adequada, ao mesmo tempo se procura atacar, defender ou esquivar-se do adversário, contribui para a desenvoltura muscular e a manutenção de uma boa postura, útil mesmo fora do contexto desportivo.

5. Promove o trabalho de equipa

Apesar de, na sua génese, ser uma modalidade individual, a esgrima partilha elementos característicos das modalidade coletivas. Como modalidade individual, o praticante apresenta-se em pista para enfrentar, frente a frente, um adversário, sendo responsável pelas suas próprias decisões e, no limite, pelas derrotas e vitórias. A forma como é capaz de aplicar o que aprendeu em treino constitui normalmente uma sensação de bem-estar e missão cumprida. Quer ganhe ou perca, é possível avaliar o que aconteceu e traçar objectivos para melhorar da próxima vez que entrar em pista. Já como “modalidade coletiva”, a esgrima consegue colocar os praticantes e companheiros de equipa a treinar uns com, e contra, os outros, simultaneamente. Ao mesmo tempo que isto acontece é inevitável que se criem laços de amizade e camaradagem através da partilha de experiências. À medida que os colegas de equipa melhoram, o praticante também melhora e vice-versa.      

6. Ajuda a lidar com pressão

Ao incluir exercício físico, competição e estímulo mental, a esgrima, tal como outros desportos, pode contribuir para a capacidade de desenvolver várias competências úteis no dia a dia, inclusivamente em termos académicos e, mais tarde, profissionais. Com o treino, as crianças poderão aproveitar as capacidades desenvolvidas na pista para o desempenho de tarefas escolares, executadas, muitas vezes, sob pressão. Caso o treino prossiga para o âmbito competitivo, a esgrima pode também ajudar a manter a “cabeça limpa” e a lidar com o nervosismo, por exemplo, antes e durante um teste ou apresentação de um trabalho, já que a situação se pode assemelhar bastante à de uma competição. A esgrima tem o condão de dotar os seus praticantes com as ferramentas necessárias para analisar situações e tomar decisões complexas, rapidamente, e por si próprios.

7. Investimento inicial reduzido

Quando chega a hora de investir na compra de equipamento o montante a despender é geralmente menor do que a maioria das pessoas pode pensar, até porque praticamente todos os clubes dispõem de material para emprestar aos alunos durante as aulas. Além disso, numa fase inicial, a necessidade de adquirir o equipamento completo é baixa, até porque, tirando uma ou outra peça mais específica (luva, ou máscara), as crianças quando iniciam a prática não precisam de ter o seu próprio equipamento. Outro ponto que importa frisar é que actualmente existe já uma oferta bastante vasta ao nível de marcas, com soluções mais acessíveis, sobretudo para os mais novos. Dizer ainda que depois de feita a compra, o investimento tende a ser rentável, pois o equipamento de esgrima (sobretudo o vestuário), quando bem cuidado, pode durar vários anos.

Saiba onde praticar e descubra a Sala de Armas mais perto de si.

66168238_2566085736767632_8626601518079934464_o