Até sempre, Senhor Martins!

É com profundo pesar que o presidente da Federação Portuguesa de Esgrima vem comunicar o falecimento do Sr. João Freire Martins, presidente da Assembleia Geral desta federação.

O pesar que aqui refiro não é apenas um termo de circunstância nem uma obrigação institucional, pela perda de um elemento importante dos órgãos sociais – aliás, estaturiamente, o elemento mais importante dos órgãos sociais. É um pesar muito mais profundo, pela perda de um amigo, de um homem que, ao longo de décadas, tanto deu à esgrima portuguesa, sem que alguma vez tenha praticado a nossa modalidade. O Sr. Martins foi, nos 40 anos em que tive o prazer e a honra de conviver com ele, um exemplo de desportivismo, de cavalheirismo, de todos os valores que, acredito, continuam a caracterizar a esgrima. Vai fazer-nos falta. Muita falta.

Ainda me recordo dele ligado ao Ateneu Comercial de Lisboa, integrando a FPE como secretário-geral. Foi marido de esgrimista, pai de esgrimistas, sogro de esgrimista. Mas foi, acima de tudo, um esgrimista no sentido mais amplo do termo, daqueles que amam a modalidade sem precisarem de pegar num ferro, daqueles que estão sempre disponíveis para ajudar e para sacrificarem o seu bem-estar quando era preciso.

À família enlutada quero aqui deixar as minhas muito sinceras condolências. À família esgrimista quero pedir que não esqueçam o Sr. Martins, que honrem o seu exemplo e a sua dedicação. Onde quer que ele esteja, tenho a certeza de que manterá um olhar sobre nós, exigindo que façamos sempre mais e melhor pela modalidade a que ele tanto deu.

Frederico Valarinho

———————————————————————————————————————————————————

A Federação Portuguesa de Esgrima informa todos quantos desejem prestar uma derradeira homenagem ao seu Presidente da Assembleia Geral, Sr. João Freire Martins, de que o velório decorrerá na igreja de S. Tomás de Aquino, na Estrada da Luz, em Lisboa, amanhã, sexta-feira, a partir das 18 horas, saindo o funeral às 10.30 de sábado para o cemitério de Barcarena.