Novo rosto, nova vida

Depois de um longo trabalho, a Federação Portuguesa de Esgrima tem, finalmente, uma nova presença na internet. Uma presença que pretendemos seja tão forte como o espírito dos esgrimistas, mas simples de utilizar por todos os interessados em fazerem-nos uma visita virtual. É que, cada vez mais, a internet faz parte do quotidiano e, como costuma dizer-se, quem não aparece no Google não existe…

É mais um passo na caminhada de modernização que pretendemos para a nossa modalidade, a juntar ao reforço da estratégia de comunicação e ao fortalecimento da nossa página no Facebook. Queremos que a esgrima portuguesa seja cada vez mais visível e, uma vez que a Comunicação Social continua a teimar em não dar ao Desporto verdadeiramente amador o espaço e o destaque que ele merece, não nos resta senão utilizar os nossos próprios meios para dar a conhecer tudo quanto de bom fazem, diariamente, os nossos esgrimistas.

Por muito grandes que sejam os esforços federativos, porém, o sucesso deste projecto só poderá acontecer com a união e o empenho de todos os esgrimistas. Cabe a cada um de nós divulgar a esgrima, promovê-la junto dos seus contactos sociais e profissionais, dar-lhe a visibilidade que desejamos. Enquanto isso não acontecer, limitar-nos-emos a fazer esgrima para nós e para os outros esgrimistas, mantendo-nos quase escondidos no nosso cantinho.

Ao longo dos 93 anos de história da Federação Portuguesa de Esgrima, foi sempre nas alturas de dificuldades que o espírito indómito dos esgrimistas veio à superfície. Dificuldades económicas, em que a esgrima sobreviveu pelo investimento pessoal dos esgrimistas. Dificuldades desportivas, em que quase sem apoio federativo foi possível conquistar resultados de altíssimo nível.

As dificuldades actuais são ao nível da imagem, da visibilidade e da notoriedade. Criámos os meios para melhorar. Resta-nos, agora, a todos, aproveitá-los o melhor possível!

 

Frederico Valarinho
 
Presidente da Federação Portuguesa de Esgrima