FPE - Federação Portuguesa de Esgrima / Noticias / Campeonato nacional Seniores Espada

Campeonato nacional Seniores Espada

Campeonato nacional Seniores Espada

Realizou-se no fim-de-semana passado, no pavilhão do Colégio Amor de Deus, Cascais, o campeonato nacional de seniores na arma de espada. Este campeonato foi organizado pela Federação Portuguesa de Esgrima em parceria com o Clube Atlântico de Esgrima e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

A competição foi um grande sucesso tal como tem vindo a ser nos últimos anos

CAMPEONATO NACIONAL SENIORES ESPADA

Realizou-se no fim-de-semana passado, no pavilhão do Colégio Amor de Deus, Cascais, o campeonato nacional de seniores na arma de espada. Este campeonato foi organizado pela Federação Portuguesa de Esgrima em parceria com o Clube Atlântico de Esgrima e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

A competição foi um grande sucesso tal como tem vindo a ser nos últimos anos.

As provas individuais iniciaram-se no sábado de manhã, na vertente masculina os finalistas foram João Cordeiro do Clube Atlântico de Esgrima (CAE), Artur Dias da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar (AAACM), Joaquim Videira (AAACM) e Ricardo Candeias (CAE). Na primeira semi-final Cordeiro venceu Dias por 15-5, e na outra semi-final Candeias derrotou Videira pelos escassos 9-8. Na final Cordeiro venceu o seu colega de equipa pelo resultado de 8-4, mostrando o equilíbrio na competição masculina. Cordeiro revalidou o título de campeão nacional.

No sector feminino, a primeira meia-final foi disputada entre Inês Santos do Circulo de Esgrima da Escola Secundária da Amadora (CESA) e a sua colega de equipa Ana Cabral, venceu Cabral por 15-9. Na segunda meia-final encontraram-se Sara Fernandes (AAACM) e Inês Hermínio do Ginásio Clube Português (GCP), venceu Hermínio pelo tangencial 15-14. Na final Hermínio venceu Cabral por 15-9, tornando-se campeã nacional.

No domingo tiveram lugar as competições sempre emocionantes de equipas, no sector feminino, a final foi disputada entre do Ginásio Clube Português, constituída por Inês Hermínio, Sofia Pereira, Rita Soares e Débora Nogueira, e a equipa da Associação dos Antigos alunos do Colégio Militar, constituída por Sara Fernandes, Joana Nunes, Rita Nunes e Catarina Carvalho. A equipa do GCP venceu a do AAACM por 45-35.

Na terceira posição classificou-se a equipa “A” da CESA, constituída por Ana Cabral, Inês Santos, Fabiana Bonito e Ana Rita Ribeiro que bateu a equipa da Academia de Esgrima João Gomes (Inês Ataíde, Andreia Jaime, Lucília Mendes e Alexandra Paula), por 45-34.

Na espada masculina o domínio foi do Clube Atlântico de Esgrima, a equipa “A” constituída por João Cordeiro, Pedro Arede, Ricardo Candeias e Filipe Pequito, venceu na final a equipa “B”, com Francisco Bourbon, João Pedro Santos, Pedro Milharadas e Miguel Teixeira, pelo resultado de 45-32.

Na terceira posição classificou-se a equipa da AAACM, com Joaquim Videira, Artur Dias, Pedro Melo e Afonso Almendra que bateram a equipa do Clube de esgrima de Sintra, com José Bartissol, Pedro Palma, Sebastião Macias e José P Bartissol pelos escassos e emocionantes 41-40.

A competição foi uma grande festa da esgrima, com a presença dos melhores atletas nacionais, muitos parabéns aos vencedores.

A Federação Portuguesa de Esgrima, agradece ao Clube Atlântico de Esgrima pelo grande empenho na organização do evento, ao Colégio Amor de Deus, à Câmara Municipal de Cascais por todo o apoio e a todas as pessoas que tiveram um envolvimento direto ou indireto na organização deste campeonato nacional.