FPE - Federação Portuguesa de Esgrima / Noticias / Competições Regionais da Madeira

Competições Regionais da Madeira

Competições Regionais da Madeira

Circuitos Regionias da Madeira apuram os particpantes para as competições nacionais

A prova de Benjamins contou com 7 novinhos atiradores, sendo que o Paulino Cabral, o José Pedro e o Rodrigo Pereira participaram pela primeira vez, no entanto nem por isso menos competitivos. Em primeiro ficou o J. Guilherme Freitas (CDRSantanense), seguido do Diogo Rebolo (CDUnidos da Camacha) com um resultado muito próximo do 1º lugar, Paulino Cabral (CDRS), Lourenço Nóbrega (CDUC), Rodrigo Pereira (CD1ºMaio), João Marques (CDRS) e Mateus Nóbrega (CDUC).

Os infantis Bernado Pereira e P.Tomás Rodrigues ambos do CDUnidos da Camacha, já nos habituaram a vê-los disputar o 1º lugar, desta vez o vencedor foi o Pedro Tomás, mas são dois novos atiradores que estão sempre a surpreender e qualquer dois poderia ter saído vencedor. Os terceiros lugares foram entregues ao Pedro Gouveia (CDUC) e ao Diogo Rebolo (CDUC)..

A prova de seniores femininos foi sem dúvida a que mais atraiu a atenção de quem assistiu à prova, pois a atleta Nídia Jardim (CDUC) demonstrou maior preparação física, surpreendendo na final ao vencer a Lídia Sousa (CDUC) por 15-11, resultado nunca antes conseguido pela Nídia frente a sua colega de clube Lídia Sousa. Resultado este que ficará gravado no currículo desportivo da atiradora Nídia Jardim, mas que se espera ter resposta por parte da Lídia Sousa, quando se defrontarem para disputarem o titulo do campeonato regional. Quem pela segunda vez volta a participar em Seniores e também a surpreender, depois de alguns anos de paragem, é a atiradora Ana Fernandes que não facilitou em nada a tarefa da Nídia Jardim nas meias finais, sempre com um resultado muito renhido até aos 10 toques, no entanto a notável melhor preparação física da Nídia, fez com que a Ana Fernandes não conseguisse manter o ritmo de jogo, acabando por ficar pelo terceiro lugar juntamente com a esquerdina Suse Camacho (CD1ºMaio), que também está de parabéns uma vez que sendo ainda Júnior faz frente às suas adversárias seniores e aproveitou a participação nesta prova para preparar-se para o Campeonato Nacional de Juniores. Apesar da surpreendente final, a Lídia Sousa ainda lidera o ranking regional e tudo pode acontecer até ao Campeonato Regional de Seniores.

A prova de Masculinos sempre muito emotiva; Houve um grande equilíbrio na fase de poules, que pouco denunciava o que poderia acontecer na fase de eliminatórias. Nos quartos de final é de salientar o assalto entre João Basílio (CDRS) atleta 1º do ranking regional e Cláudio Camacho (CD1ºMaio) que termina 15-14 a favor do Claúdio Camacho e o assalto dos atiradores Carlos Rodrigues (CD1ºMaio) e do Paulo Figueira (CDRSantanense) que tb termina a 15-14 a favor do Paulo Figueira. Foram dois assaltos muito renhidos que deixou pelo caminho dois bons atiradores João Basílio e Carlos Rodrigues. A partir daqui tudo poderia ter acontecido, no entanto acaba por vencer a prova o Daniel Pinho (CD1ºMaio) que apesar de Junior é um atleta com um nível técnico bastante aperfeiçoado e que também aproveitou a prova de seniores para se preparar para o Campeonato Nacional de Juniores. A medalha de prata foi entregue ao Belarmino Dória (CDRS) que após um período de paragem volta às provas, aguentando-se muito bem até às meias finais, mas na final demonstrou dificuldades em fazer frente ao jogo do seu adversário. Os terceiros lugares foram entregues ao Cláudio Camacho (CD1ºMaio) e ao Paulo Figueira (CDSantanense). Apesar da aproximação do Daniel Pinho, o 1º lugar do ranking continua pertencer ao atirador João Basílio do CDRSantanense