Fonte: Academy of Fencing Masters

Mesmo fora das pistas há inúmeras temáticas que podem ser exploradas para desenvolver as capacidades de todos os atletas e praticantes de Esgrima. Quer seja ao nível da tomada de decisão, da motivação, sucesso ou do treino mental, há inúmeras partilhas e experiências em vídeo condensadas em TED Talks (“Technology, Entertainment, Design” na sigla em inglês) e protagonizadas por especialistas ou figuras de renome, que, de forma mais ou menos directa, podem estar relacionadas com o mundo do desporto e, neste caso, com a Esgrima.

 

Michael Aufrichtig – One Touch to Glory

Com uma experiência centrada na análise de dados, capacidade de foco e na importância de prestar atenção aos detalhes, o Mestre da Sala de Armas da Universidade de Columbia, Michael Aufrichtig partilha como procurou fazer a diferença através de uma abordagem diferente.   

 

John Wooden – The Difference Between Winning and Succeeding

Treinador de basquetebol de renome, John Wooden, apresenta de forma simples, e a partir da sua experiência pessoa, a sua visão do que é afinal ter sucesso e como é possível fazer com que cada pessoa seja capaz de mobilizar o melhor de si, independentemente do número de troféus ou medalhas que já alcançou ou vai alcançar.

 

Igor Gantsevitch – What passion has done for me!

Imigrado no Canadá, Igor Gantsevitch fala da sua paixão pela Esgrima, dos anos em que fez parte da equipa nacional do país e de como, ao longo de toda a vida, tem vindo a pautar as suas decisões com base no amor que tem pela modalidade, sendo actualmente Mestre de Armas a tempo inteiro.

 

Angela Lee Duckworth – Grit: The Power of Passion and Perseverance

Em poucos minutos, a psicóloga Angela Lee Duckworth transmite o seu entendimento sobre o poder da motivação, de recomeçar e de persistir rumo ao sucesso e a objectivos de longo prazo, independentemente do talento e de quantas vezes falhamos. Uma exposição sobre o que é ter “garra” e o que é que isso quer dizer.

 

Jason Rogers – Advancing Your Story   

Medalhado olímpico em Pequim 2008 na disciplina de Sabre Masculino por equipas, o norte-americano Jason Rogers partilha como se foi moldando à Esgrima, e às experiências que a modalidade lhe proporcionou ao longo da vida, para continuar a “escrever a sua história” rumo aos objectivos a que se propôs.