Competições que abriram a Época 2017/2018 tiveram lugar em Cascais

Decorreu a 15 de outubro, no Pavilhão Desportivo de Murches, em Cascais, a edição de 2017 da SuperTaça Nacional, competição que opôs os Campeões Nacionais aos vencedores dos rankings nacionais da época 2016/2017, às três armas.

Foi na presença de uma plateia bem composta que foram disputados os primeiros títulos nacionais da nova época esgrimística. Conheça de seguida os vencedores:

Florete Feminino: Débora Nogueira (AEJG) – Após vitória por 15/11 sobre Carolina Oliveira (EDV)

Florete Masculino: José Cherréu (AEJG) – Após vitória por 15/12 sobre Pedro Macedo (AEJG)

Espada Feminina: Inês Hermínio (GCP) – Após vitória por 15/14 sobre Fabiana Bonito (CEESA)

Espada Masculina: João Cordeiro (CAE) – Após vitória por 15/14 sobre Ricardo Candeias (CAE)

Sabre Masculino: José Pedro (PCC) – Após vitória por 15/10 sobre Csaba Gnandt (CER)

Esgrima (mesmo) para todos!
Se os vencedores da Supertaça são merecedores de todos os elogios, a ação que decorreu antes disso, da parte da manhã, ficará certamente na memória de cerca de duas dezenas de pessoas que, pela primeira vez, tiveram oportunidade de contactar com a esgrima.
De facto, a Federação Portuguesa de Esgrima, com a fundamental colaboração do Mestre Eugénio Roque e do Clube Duelo, levou a cabo três ações de esgrima adaptada. Assim, atletas com spina bifida experimentaram a esgrima em cadeira de rodas, enquanto um grupo de cegos da Associação Promotora de Emprego para Deficientes Visuais participou numa demonstração daquela que é a mais recente variante da modalidade.
Em simultâneo, desenrolou-se a segunda edição do Torneio Internacional de Esgrima para Cegos. O vencedor foi Nelson Portinha, do Clube Duelo, que na final bateu o seu colega de equipa Rui Oliveira. Ex-aequo na terceira posição ficaram Aliu Baio, que o ano passado se tinha classificado nos oito primeiros, e Marco Reis.
Com estes eventos, a Federação Portuguesa de Esgrima reforça a sua aposta na democratização da modalidade, deixando claro que a esgrima pode ser mesmo para todos!