É com enorme pesar que a Federação Portuguesa de Esgrima comunica o falecimento de José Júlio de Azevedo Valarinho. Neste momento de dor, podíamos falar dos oito anos em que desempenhou o cargo de Presidente desta federação, dos mais de 30 anos em que fez parte dos órgãos sociais, dos dois mandatos como membro da Comissão de Disciplina da Federação Internacional de Esgrima, do facto de ser a única pessoa a receber por três vezes a Medalha de Ouro da FIE (em cujo Hall of Fame é o único português), da Ordem Olímpica e da Medalha de Mérito Desportivo com que foi agraciado.

Nada disso, porém, é relevante nesta altura, em que todos devemos lembrar o enorme amor que tinha à esgrima e o empenho e dedicação com que abnegada e desinteressadamente serviu a modalidade. Aqueles que com ele privaram sabem, todos sem exceção, que perderam um amigo. Quanto à esgrima, viu partir uma parte importante da sua memória coletiva e uma fatia irrecuperável da sua história.

As condolências, desta feita, não são apenas para a família e para os amigos, mas para todos os esgrimistas portugueses!

Assim que a FPE tiver mais informações divulgará.

Coronel Valarinho