Competição que abriu Época 2015/2016 contou ainda com a entrega do Colar de Honra da Ordem de Mérito Desportivo, ao Tenente-General Chito Rodrigues

Decorreu no dia 20 de setembro, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, a edição 2015 da Super Taça Nacional, competição que opôs os Campeões Nacionais aos vencedores dos rankings nacionais, às três armas.

Foi na presença de ilustres convidados como o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Dr. Emídio Guerreiro, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino e ainda a campeã olímpica de Seul, Rosa Mota, que foram disputados os primeiros títulos nacionais da nova época esgrimística. Conheça de seguida os vencedores:

 

Espada Masculina: Joaquim Videira (AAACM) – Após vitória por 11/9 sobre João Cordeiro

Espada Feminina: Inês Hermínio (GCP) – Após vitória por 15/7 sobre Fabiana Bonito (CEESA)

Florete Masculino: Pedro Macedo (AEJG) – Após vitória por 15/7 sobre Diogo Teixeira (GCP)

Florete Feminino: Débora Nogueira (GCP) – Após vitória por 15/14 sobre Sofia Gouveia (SCP)

Sabre Masculino: José Pedro (PCC) – Após vitória por 15/10 sobre Ricardo Candeias (Bussola)

——————————————————————————————————————————————————————

Depois de achados os vencedores do dia, foi tempo de homenagear alguns esgrimistas que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos, nas últimas três décadas. Desta feita, Nuno Frazão (Espada Masculina – Atlanta 1996), Rui Frazão (Espada Masculina – Barcelona 92), Luis Silva (Sabre Masculino – Barcelona 92) e Débora Nogueira (Florete Feminino – Pequim 2008), foram agraciados com o  Prémio Conde Penha Garcia, entregue pelas mãos do Presidente da Federação portuguesa de Esgrima, Frederico Valarinho.

O dia terminou com a atribuição do Colar de Honra da Ordem de Mérito Desportivo ao Tenente-General Chito Rodrigues, Presidente da Federação Portuguesa de Esgrima entre 1990 e 2000 e primeiro Presidente da União Europeia de Esgrima (atual Confederação Europeia de Esgrima). A distinção foi entregue pelas mãos do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Dr. Emídio Guerreiro.

“Considerando que a sua longa, prestimosa e diversificada carreira é um exemplo de brio profissional, vontade, determinação e contributo excecional em prol do desporto em geral e da esgrima em particular, a nível nacional e internacional (…) é concedido o Colar de Honra ao Mérito Desportivo ao senhor Tenente–General Joaquim Chito Rodrigues, nos termos dos artigos 5.º e 6.º do Decreto -Lei n.º 55/86, de 15 de março.18 de junho de 2015”, pode ler-se em Diário da República.

Leia, na íntegra, o texto publicado em Diário da República no portal da Liga dos Combatentes.