Inês Hermínio (Espada), Max Röd (Espada) e Pedro Macedo (Florete) serão os representantes nacionais no evento

A esgrima portuguesa estará representada nas próximas Universíadas de Verão, em Gwangju, Coreia do Sul, nas armas de Espada e Florete pelos atletas Inês Hermínio, Max Röd e Pedro Macedo.

De acordo com o calendário provisório, entretanto publicado no portal oficial das Universíadas de Gwangju, a primeira a entrar em pista será Inês Hermínio. A espadista da Universidade Nova de Lisboa dará início à competição de Espada Feminina no dia 4 de julho e, em declarações à FADU, mostrou-se orgulhosa por participar num evento desta envergadura: “[sinto] orgulho por poder participar nas Universíadas, representando Portugal e a Nova. Encontro-me no final da época desportiva, no pico competitivo, pelo que espero que os resultados reflitam todo o trabalho desenvolvido”, afirmou.

Já Max Röd competirá no dia 5 de julho na vertente de Espada Masculina. O atleta da Universidade de Direito Sevilha vê naquela que é a segunda vez que tem oportunidade de participar numas Universíadas, uma “grande oportunidade, uma magnífica experiência, mas também uma responsabilidade de representar dignamente o nosso país”. “As expectativas são positivas e acredito ser capaz poder fazer um bom resultado nesta prova”, declarou à FADU.

O último esgrimista português a entrar em prova será Pedro Macedo. O floretista da Universidade de Lisboa compete no dia 6 de julho e mostra-se honrado com a oportunidade de participar nas Universiadas de Gwanju: “sinto-me privilegiado por ser convocado. Espero ficar entre os 16 primeiros, classificação similar ao último Europeu, mas vou dar o meu melhor e tentar chegar mais longe”, afirmou ao portal da FADU.

Na convocatória dirigida à esgrima, pode ainda ler-se acerca das participações portuguesas no evento: “Apesar de nunca ter conquistado medalhas, algumas participações estiveram perto de o conseguir, bem como lograram alcançar lugares de honra, onde se destaca o magnífico 4º lugar por equipas de Espada, obtido na edição de Shenzhen 2011”.

A delegação portuguesa em Gwangju integra na totalidade dez modalidades: Andebol, Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco.

11266504_1070502309630683_3329925934964031132_n