Competições previstas para abril, maio e junho foram anuladas

A Federação Internacional de Esgrima (FIE) emitiu ontem um comunicado onde se pronuncia sobre as competições que ainda se encontram por realizar do calendário internacional da época 2019/2020.

 

“O mundo foi duramente afectado desde há vários meses devido à pandemia da covid-19. Solicito encarecidamente a todos os esgrimistas, a todas as federações e à família da esgrima, que sigam as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos seus respectivos países.

Após o anúncio do Comité Olímpico Internacional (COI) sobre as novas datas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Comité Executivo da FIE tomou as seguintes decisões:

Calendário 2019-2020

Devido à situação mundial provocada pela Covid-19, decidiu-se anular todas as competições previstas em abril, maio e junho de 2020, também em conformidade com as recomendações da Comissão Médica da FIE.

Classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Mantêm-se os resultados e as qualificações obtidas até março de 2020. As classificações estão “congeladas” e serão reactivadas assim que possam ser realizadas as seguintes competições a contar para a qualificação olímpica e que foram adiadas:

. Grande Prémio de Florete Masculino e Feminino

. Taça do Mundo de Sabre Feminino

. Taça do Mundo de Espada Masculina

. Taça do Mundo de Sabre Masculino

. Taça do Mundo de Espada Feminina

 

As competições acima mencionadas, bem como as quatro provas qualificativas de zona, serão organizadas quando:

. A situação de saúde a nível mundial seja segura

. Seja possível realizar o treino e a preparação adequada para os atletas

. Nenhuma federação estiver impedida de participar

. Já tiverem acontecido competições internacionais, incluindo várias competições “preparatórias” de Taça do Mundo / Grandes Prémios

 

Para alcançar este objectivo, a FIE irá consultar as confederações, as comissões médica e dos atletas da FIE e o conselho dos treinadores da FIE. Além disso, as federações organizadoras serão consultadas assim que a situação permita fazer um planeamento adequado.

Agradeço e estou orgulhoso pela paciência, solidariedade, unidade e fair play que todos estão a demonstrar. Juntos triunfaremos nesta prova e juntos caminharemos rumo ao futuro

Alisher Usmanov

Presidente”

EsgrimaPT1