Federação Internacional de Esgrima anunciou que, devido à pandemia de covid-19, as competições internacionais só serão retomadas em 2021

De acordo com um comunicado que resultou de uma reunião do Comité Executivo da Federação Internacional de Esgrima (FIE), as competições internacionais só serão retomadas em 2021, devido à situação de saúde ligada à pandemia de covid-19.

Na reunião realizada no passado dia 18 de setembro e que contou com a Comissão Médica da FIE, ficou patente que, dado que os regulamentos sanitários diferem muito entre países no que toca a restrições de viagem e períodos de quarentena, a circulação dos atletas continua a estar seriamente afectada. Além disso, explica a FIE, as condições de treino ainda não estão normalizadas em muitos países.

“A situação actual a nível mundial é a seguinte: os regulamentos e medidas a nível mundial continuam a variar muito de país para país e estão num estado de constante flutuação. Quarentenas e outras medidas sanitárias são muitas vezes obrigatórias. Há restrições de viagem e trânsito significativas. O treino dos atletas ainda não retomou o ritmo habitual em vários países. Alguns organizadores cancelaram as competições que tinham previstas para novembro e dezembro”, pode ler-se no comunicado.

À luz do exposto, o Comité Executivo da FIE decidiu, por isso, adiar a data da retoma das competições para janeiro de 2021, nomeadamente no que diz respeito às etapas da Taça do Mundo e às provas do Grand Prix.

No que diz respeito ao período de qualificação para a classificação oficial da FIE a contar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, recorde-se que continuam a faltar 5 competições qualificativas, 1 Grande Prémio e 4 Taças do Mundo, e ainda as provas qualificativas de zona. 

10450135_685051108209403_6335665461366039813_n